quarta-feira, 29 de abril de 2015

Jardins com pouco uso de água.

    Diante da atual crise de abastecimento de agua que afeta o Brasil, varias medidas de racionamento de água vem sendo propostas para minimizar os prejuízos. Dentre os principais vilões do consumo excessivo está o desperdício de água. Lavar carros e calçadas, irrigar o jardim enquanto bate papo com o vizinho, não são ações vistas com bons olhos pela sociedade, que já se encontra preocupada com o agravamento do problema.
   Como alternativa a minimizar o consumo de água em jardins, uma notícia publicada na revista Paisagismo Digital reúne dicas de plantas melhor adaptadas aos nossos solos e que podem resistir melhor a falta de água. Chamadas de autóctones, essas plantas precisarão de menos manutenção, pois elas desenvolveram ao longo do tempo mecanismos que permitiram o armazenamento de agua. Abaixo seguem algumas espécies que você pode usar na composição do seu jardim e que necessitam de pouca água. Primeiramente os já conhecidos cactos e suculentas.

 
                                  Plantas do gênero Epyphillum                       Escobaria

 


Algumas plantas possuem óleos essências que protegem suas folhas formando uma camada protetora que evita seu ressecamento, além disso possuem perfume muito agradável, como é o caso da Lavanda, Roseira e Alecrim.

 
 
Lavanda                  Alecrim

As coníferas possuem folhas em forma de agulhas o que ajuda a evitar que os ventos ressequem suas folhas. Outros exemplos de plantas que resistem à falta de água são a bugainvilea, a ixora e as agaves. A onze horas também é uma ótima planta resistente ao sol e ao calor forte e pode resistir muito tempo sem água.
 
 
                      Bouganville          Onze Horas
 
 
 
 
                                                  Ixoria                              Agaves
 
 
As plantas que apresentam pilosidade nas folhas também são mais resistente, pois estas pilosidades ajudam a reter o ar úmido, como exemplo a lantana.

 






Dicas:

Plantas que gostam de solos arenosos não toleram excesso de água;
As plantas que gostam de pouca água se regadas demais podem ter seu crescimento interrompido, algumas podem melar, apodrecer e até morrer.
Agrupar plantas com as mesmas necessidades hídricas na hora de projetar o seu jardim poderá ajudar a manter a umidade necessária entre elas.

Texto adaptado da revista Paisagismo Digital escrito por Marisa Lima.


 



Texto:

Imagens:
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário