quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Arborização Urbana


A arborização urbana é um conjunto de árvores em um ambiente urbano sendo esta um ecossistema dinâmico que promove benefícios ambientais como ar puro e água. As árvores trazem vários benefícios para a população e a cidade, dentre eles podemos citar: ajuda na redução da poluição, melhora o conforto térmico assim como a qualidade do ar, mantém a biodiversidade da fauna e flora, ajuda na economia de energia, fortalece a qualidade da cidade e sua economia, reduz enxurradas, promove bem-estar social trazendo benefícios para a saúde psicológica e física da população e aumentando as relações entre as pessoas, serve também como proteção contra ventos além de atuar na melhoria da estética da cidade.






Diante de tamanha importância da arborização urbana para a sociedade, algumas cidades ao redor do mundo vêm adotando projetos importantes para o aumento significativo de árvores. Aqui alguns desses projetos:

Adelaide (Austrália)

Adelaide, uma das principais cidades da Austrália, possui o principal projeto de arborização no mundo, com uma meta de plantar 3 milhões de plantas na cidade do ano de 2003 a 2014. Essa meta foi cumprida em julho de 2014. As árvores foram plantadas em calçadas, parques, escolas, lugares aos quais possuíam nascentes de água, e jardins de casas. Com os 3 milhões de novas árvores, em 10 anos foi possível reduzir a quantidade de CO2 emitido em 600000 t por ano além de melhorias na qualidade de vida, na qualidade do ar e da água.



 Melbourne (Austrália)

 Melbourne é a segunda maior cidade da Austrália e vem crescendo rapidamente nos últimos anos, em função disso um projeto de arborização urbana foi implantado em 2004 com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população. A cada ano novas 3000 árvores são plantadas na cidade tendo por meta o aumento em 40% da área verde até 2040. O projeto desenvolvido por um conselho criado especialmente para isso tem uma parceria com as casas de apoio aos idosos na cidade fornecendo mudas e ferramentas para a execução desse plantio.



 Nova York (EUA)

Sendo uma das principais cidades dos Estados Unidos e do mundo, Nova York conta com um projeto chamado “Ame uma árvore” desenvolvido pela prefeitura em parceria com ONGs, empresas privadas entre outras. A meta do projeto era atingir o número de 1 milhão de novas árvores em 10 anos, mas essa meta foi batida em 8 anos devido a excelência do projeto. A prefeitura foi obrigada a aumentar a verba para o projeto ajudando também na conscientização da população e ensinamentos para a manutenção das árvores. Essas árvores foram plantadas em calçadas, parques, mas principalmente em jardins das casas e empresas.


 Toronto (Canadá)

Toronto é uma das cidades-modelo em quesitos de telhado verde, desenvolvimento da cidade protegendo fauna e melhorando a qualidade de vida da população. Além de ser o pioneiro em telhados verdes, hoje Toronto desenvolve projetos de arborização desenvolvendo estudos para a manutenção das árvores, e plantando cerca de 100 mil árvores por ano com o objetivo de aumentar a área verde da cidade em a40% até 2050. Já foram observadas reduções na emissão de gases poluentes, mas como o projeto ainda é novo nenhum dado foi obtido até então.


 Brasil

No Brasil ainda não existe projeto concretizado de arborização urbana, sendo que algumas cidades e companias de energia desenvolveram manuais de arborização urbana assim como cartilhas (RS, MG, SP, PE). A CEMIG, compania de distribuição de energia em Minas Gerais, está desenvolvendo um projeto de arborização que poderá ser o pioneiro no país. Esse projeto, em fase de desenvolvimento, conta com a produção de mudas de árvores que serão plantadas em todo o estado.


Como a arborização urbana é um tema ainda novo no país ela enfrenta desafios tais como o crescimento inadequado das cidades, falta de recursos e apoio de governos e iniciativas privadas, falta de estudos em manutenção de árvores e desenvolvimento de tais projetos assim como a carência de profissionais da área.

Conscientize-se, faça a sua parte, plante e ame uma árvore!




Por Mariel de Carvalho Rafael Salgado

Estudante de Agronomia, 8º período, UFLA-MG

Um comentário: