quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Rosas



      A rosa é umas das flores mais produzidas e comercializadas no Brasil e no mundo, sendo as mais requisitadas em floriculturas principalmente pelo apreço de suas cores, aromas e formatos. Sua importância econômica impulsionou o cultivo comercial com tecnologias avançadas que proporcionam alta produtividade, precocidade de colheita e padrões de qualidade durante todo o ano.
Sob aspectos botânicos as rosas pertencem à família Rosaceae, de boa adaptação sendo possível vê-las florir durante o ano inteiro. As flores podem ser solitárias ou em cachos ornamentais muito utilizadas em paisagismo, com colorações únicas, bicolores ou multicolores. 

CURIOSIDADES:
-As rosas apresentam diversas finalidades como ornamentação, apresentação em arranjos, buquês de noivas, comercialização de pétalas, uso medicinal, uso culinário e terapêutico.
-Na medicina da polpa de seus frutos pode-se fazer um chá diurético, as pétalas com propriedades curativas e as flores são poderosos antissépticos e antidepressivos.
-Na culinária as rosas comestíveis além de saborosas possuem muitas vitaminas, como exemplo da vermelha com alta concentração de vitamina c.
-Para a extração de óleo são necessárias cerca de trinta flores para conseguir uma gota de óleo essencial.
-A substância responsável pelo perfume das rosas é a mesma que estimula o organismo humano a produzir endorfinas: feniletilamina, ou seja, ao se presentear alguém você estará estimulando o bem-estar a esta pessoa.
-As rosas deram início a tradição dos buquês de noivas, pois antigamente os convidados não tinham costume de se banhar deixando um mau cheiro durante a cerimônia. Assim os “buquês de rosas” exalavam seus aromas e amenizavam esses odores indesejáveis.
-As cores das flores das rosas representam significados diferentes como as vermelhas expressam “paixão”, as rosas “amor”, as brancas “mistério e pureza” e as champanhe “amizade”. 


Camila  Enoki

Nenhum comentário:

Postar um comentário