segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Antúrio “Tradicional mas sempre moderno”

O antúrio (Anthurium andraeanum) também conhecida como a "flor de casa de vó”,  é uma planta tradicional mas que está sempre revigorando seu valor.  Através dos trabalhos de melhoramento, hoje é possível de se encontrar no  mercado diferentes variedades de antúrios, com varias tonalidades e formas.  Antúrio é uma flor que engana os olhos e os polinizadores. O que muitos pensam ser a flor nada mais é do que a chamada inflorescência, composta de espádice, aquela “espiga“ proeminente e de uma grande bráctea, uma folha modificada e extremamente colorida.  As flores verdadeiras são os pequenos pontos amarelos que ficam no espádice.
O antúrio é utilizado em  vasos, jardineiras e como flor de corte. Suas folhagens  grandes e  verdes também são bastante ornamentais. Indicadas para a composição de vasos e arranjos devido a sua ótima durabilidade pós-colheita.
O cultivo do antúrio é fácil.  A flor requer apenas ambientes à meia-sombra e que recebam luminosidade indireta em boa quantidade. Temperatura ideal é entre  18 a 26 C.  O solo deve ser rico em matéria orgânica. O antúrio exige  uma boa umidade do solo,  as regas devem ser frequentes mas sempre tomando cuidado para não causar o encharcamento. O reforço na adubação deve ser semestral. O melhor processo de reprodução é via cultura de tecidos, pois as  mudas são perfeitamente idênticas, ou seja, clones da planta-matriz, onde a qualidade fitossanitária é garantida.


Curiosidade:
Flor símbolo de imponência, autoridade e luxo. Os arranjos com antúrio são presentes aconselháveis para mulheres maduras por representar confiança, iluminação e fortuna. 

O antúrio é considerado planta tóxica por possuir oxalato de cálcio. A ingestão pode causar queimação, irritação das mucosas, náuseas e inchaço. 

Ficou conhecida do como a flor do “Jorge Tadeu“. Um personagem de uma novela passada na década de 90.  Na novela as mulheres que colhiam a flor do Jorge Tadeu, recebiam a visita do fantasma dele para namorar.




Fotos: Michele Reis  

Nenhum comentário:

Postar um comentário