domingo, 12 de julho de 2015

O jardim francês

O jardim francês, conhecido também por jardim clássico, criado durante o reinado de Luís XIV, o rei Sol, transformou a paisagem expressando um domínio total sobre a natureza.




Suas principais características são:


1. Plantações baixas, permitindo uma maior visão das construções;


2. Canteiros denominados parterre, podendo ou não serem preenchidos por broderies, que seriam os bordados com formas geométricas;


3. Longa perspectiva central;



4. Simetria entre os dois lados do jardim;


5. Caminhos retilíneos;


6. Presença de árvores e arbustos topiados;


7. Pouca variedade de plantas.


O principal exemplo de jardim francês é o Palácio de Versailles, símbolo da monarquia absoluta de Luis XIV. Começou a ser construído em 1664, transformando o pavilhão de caça de Luis XIII em um modelo de residência real na Europa. Possui 732 hectares e é conhecido como ópera de mámore, bronze e verde. Há muitas fontes, que quando ligadas fazem um espetáculo à parte.

É um passeio pela história e o poder dos reis na época do absolutismo. Versailles é gratuito nos primeiros domingos dos meses de novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março e durante o ano todo para menores de 18 anos, menores de 26 anos residentes na União Européia, para pessoas com deficiência física e seus acompanhantes. A gratuidade inclui a visita dos Grandes Apartamentos e da Galeria dos Espelhos, das exposições temporárias, da Sala do Sacre, da Galeria das Batalhas, do Castelo Trianon e do Domaine da Marie Antoinette.
Outro exemplo do estilo de jardins franceses, são os jardins do Chateau Vaux le Vicomte, construído antes de Versailles, pelo Superintendente das Finanças de Luís XIV, Nicolas Fouquet. Este último apelou aos melhores artistas da época para construir o seu palácio: o arquitecto Louis Le Vau, o pintor Charles Le Brune o paisagista André Le Nôtre. Mesma equipe da construção do seu Château de Versailles depois da prisão de Fouquet.
Por Aline Mundim

Um comentário: