terça-feira, 10 de novembro de 2015

Os caminhos de ouro

A estrada Real




Com o aumento do turismo  Minas Gerais , São Paulo e Rio de Janeiro se tornaram uma atrativa escolha para se conhecer. Passando pelos caminhos por onde o ouro e outras pedras preciosas passaram a alguns séculos atrás, os visitantes se impressionam com a cultura, a paisagem e a gastronomia da região.

A Estrada Real engloba os caminhos trilhados pelos colonizadores durante a descoberta do ouro em Minas Gerais durante o século XVII, A sua oficialização se deu por intenção da coroa portuguesa, para controlar o escoamento de ouro e outras pedras preciosas que eram extraídas na antiga região de Vila Rica (Atual Ouro Preto (MG). Os minérios eram transportadas paras as regiões litorâneas da terra nova, de onde seguiam de navio para a metrópole, também como os portugueses obtiveram maior controle sobre o trafego de pedras na região eram cobrados rigorosos os impostos para a Coroa.  São 1512 km formados por 177 municípios, sendo 162 em Minas Gerais, 8 no Rio de Janeiro e 7 em São Paulo,

Por sua longa historia e grandes passagens, a Estrada Real se tornou um dos mais visitados pontos turísticos do estado de Minas Gerais. Os caminhos do ouro tem se tornado primeira escolha de aventureiros e historiadores, interessados em diversos trechos das mais belas paisagens, , incontáveis cachoeiras e quedas de água, monumentos erguidos no século XVII, igrejas em ouro, fundições e caminhos de pedra construídos pelos escravos, que retratam a vida e o passado do lugar. Cercado pela cultura local a Estrada Real é uma boa pedida para quem quer conhecer um pouco da historia do nosso país e saborear deliciosas comidas alem de se encantar com as mais belas paisagens.
As rotas da Estrada Real podem ser percorridas a pé, de bicicleta, a cavalo, de moto ou veiculo 4x4. O instituto Estrada Real fornece o Passaporte Estrada Real, onde os viajantes podem, em determinados locais receber o carimbo do trecho, ao longo dos quatro trechos da Estrada Real: o Caminho Velho, o Caminho Novo, o Caminho dos Diamantes e o Caminho de Sabarabuçu. Ao se completar cada caminho e recolher os carimbos o viajante recebe o certificado de conclusão da rota. Para saber mais e retirar seu passaporte, visite a pagina do Instituto Estrada Real.


Conheça a Estrada Real e venha se fascinar com os caminhos do ouro e proteger nossas paisagens. Visite a Pagina do Instituto Estrada Real em institutoestradareal.com.br.




Por Raiy Ferraz

Um comentário: