sábado, 7 de março de 2015

8 DE MARÇO: DIA INTERNACIONAL DA MULHER


O Dia Internacional da Mulher representa uma das datas mais importantes para o comércio de flores, sejam em hastes únicas, em maços, em vasos ou ainda em buques. A venda nessa data só é superada pelos Dias das mães e dos Namorados.
Porém, o setor de flores estima queda de 15% na venda de flores para o Dia Internacional da Mulher, no próximo dia 8 de março, comparado à mesma data no ano de 2014. O impacto negativo sobre o comércio esta atrelado ao fato de a data ser comemorada em um domingo e do agravamento da situação econômica do mercado consumidor. A pesquisa realizada pelo Sindiflores e a Hórtica, agora no final de fevereiro, detectaram essa expectativa do setor.
 
Dentre as flores preferidas, se destacam as rosas, que são muito comuns para presentear com apenas um botão solitário de rosa embalada, principalmente no caso da demanda corporativa. Já as flores em vaso, destacam-se as begônias, kalanchoes, calandivas, lírios, prímulas, tulipas e violetas, entre outras.
 - Porque se comemora o dia internacional da mulher?
O Dia Internacional da Mulher remete as histórias de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas, reivindicando melhores condições de trabalho, salários equivalentes aos dos homens e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
Porém, somente em 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o Ano Internacional da Mulher e em 1977 o dia 8 de março foi reconhecido oficialmente, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.

- Principais conquistas das mulheres no Brasil: 
1932: instituído o voto feminino.
1962: sancionado o Estatuto da Mulher casada, que garantiu que a mulher não precisava mais de autorização do marido para trabalhar, receber herança e em caso de separação ela poderia requerer a guarda dos filhos.
1982: criação do Conselho Estadual da Condição Feminina (SP e MG).
1985: primeira Delegacia Especializada da Mulher.
2006: sancionada a Lei Maria da Penha.

Nesse  domingo, que tal surpreender as mulheres?

O NEPAFLOR deseja a todas as mulheres um domingo especial e florido!

Para se inspirar, ação das lojas Renner! ''É assim que a gente encanta quem nos encanta todos os dias...''
 
Thais Silva Sales
 
Fonte: Hórtica Consultoria/ Sindiflores, pesquisa de campo, fevereiro de 2015.
As origens e a comemoração do Dia Internacional das Mulheres. Ana Isabel Álvarez Gonzalez, 208 págs., Ed. SOF/Expressão Popular.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário