terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Poisettia (bico de papagaio, flor do natal) - Euphorbia pulcherrima


Originada do México, antigamente era utilizada para a produção de tintas usadas na cosmética e tingimento de tecidos.

Joel Robert Poinsett, botânico amador e primeiro embaixador do México, introduziu poinsettias nos Estados Unidos em 1825. Após a sua morte, o dia 12 de Dezembro ficou conhecido como Dia Nacional da Poinsettia para honrar Joel e a planta que ele tornou famosa.

Hoje em dia uma planta tradicionalmente utilizada na época do Natal em vasos, além disso, como flor de corte e também como arbusto no exterior podendo chegar a 3 metros de altura. Suas brácteas parecem pétalas, mas na verdade são folhas modificadas que podem ser vermelhas, as mais comuns, brancas, róseas.




A progração é feita por estacas e o cultivo é em estufas. São plantas de dias curtos, para o florescimento e para as brácteas ficarem vermelhas não deixar exposta ao sol por muito tempo. Corresponde as horas de sol no hemisfério Norte, onde, nessa época é inverno.



Ao contrário do que as pessoas pensam, as bico-de-papagaio não são venenosas. Por serem da família euforbiácea possuem seiva leitosa, que pode causar irritações na pele, mas não são tóxicas. As flores não devem ser ingeridas por poder causar diarreia e enjoos.

Com o natal chegando temos umas dicas para cuidar de sua plantas:

Deixar em local com luminosidade.

Regar quando perceber que o solo se encontra seco ao toque. Não encharcar, pois poderá apodrecer a raiz e causar morte prematura da planta. 

Fazer reposição de adubo orgânico.

Por Aline Mundim

2 comentários: