terça-feira, 6 de outubro de 2015

Burle Marx e algumas praças de Recife.

Em 1934, foi idealizado o primeiro jardim público por Burle Marx, a Praça de Casa Forte, no Recife. Foi dado este nome em alusão ao Engenho da Casa Forte, que também deu nome ao bairro, onde ocorreu o combate de Casa Forte, entre pernambucanos e holandeses, em 1645.

No ano de 1933, o pátio em frente à Igreja foi revitalizado. Quatro anos depois, em 1937, o Prefeito Novaes Filho transforma esse logradouro em um espaço de lazer, colocando-o à disposição da população pernambucana. Todos os anos, no mês de novembro, a comunidade do bairro Casa Forte promove a Festa da Vitória Régia.


Figura 1. Espelho d’agua com plantas aquáticas.

Figura 2. Praça Casa Forte.

Figura 3. Espelho d’agua com plantas tropicais e aquáticas.

Figura 4. Praça Casa Forte, bem cuidada.



Nesse mesmo ano assumiu o cargo de Diretor de Parques e Jardins do Departamento de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco, onde ainda lidava com um trabalho de inspiração levemente eclética, projetando mais de 10 praças. Nesse cargo, fez uso intenso da vegetação nativa nacional e começou a ganhar renome.

Em 1935, projetou a Praça Euclides da Cunha, que recebeu esse nome em homenagem ao escritor do livro Os Sertões. Conhecida popularmente como a Praça do Internacional, por estar em frente à sede do clube Internacional ou Cactário da Madalena, devido ao seu paisagismo com espécies deste bioma, principalmente cactos.

O paisagismo foi realizado por Burle Marx, ornamentada com plantas da caatinga e do sertão nordestino, buscou livrar os jardins do "cunho europeu", semeando a alma brasileira. 


Figura 5. Paisagismo com muitas pedras e cactos, escultura representando o sertanejo, obra de Abelardo da Hora.


Figura 6. Praça Euclides da Cunha mal cuidada.

Figura 7. Praça Euclides da Cunha.

A Praça do Derby, seu nome tem origem na antiga Sociedade Hípica Derby Club, está localizada no bairro Derby onde hoje existe o Quartel da Polícia Militar de Pernambuco. Foi projetada e construída entre 1924 e 1926 em frente ao que antes foi o hotel de Delmiro Gouveia e fazia parte do projeto recreativo deste. Foi reformada por Burle Marx na década de 30.
O projeto antecedeu o que foi denominado Paisagismo Moderno, lançando bases para o paisagismo depois projetado e executado pelo arquiteto Burle Marx. O projeto de um parque recreativo vem do tempo de Delmiro Gouveia, em 1898. Conjugava a ideia do verde sanitário e o verde decorativo, conforme preconizava o arquiteto Camillo Sitte, utilizada pelo engenheiro Saturnino de Brito (1909 - 1915).

Figura 8. Praça do Derby.

Figura 9. Praça do Derby.

Figura 10. Praça do Derby.


Por Aline Mundim

Um comentário: