segunda-feira, 6 de julho de 2015

Terrário de Suculentas e Cactos


As suculentas e os cactos são plantas ideais para lugares muito quentes e secos ou para quem não tem muito tempo ou jeito para cuidar do jardim. 

Uma forma interessante de se cultivar essas plantas é através da utilização de terrários. Um terrário é uma mini biosfera, um mini ecossistema. É um sistema auto-suficiente.

Plantamos, regamos e fechamos o recipiente; as plantas que nele se encontram irão  transpirar, gotículas irão se fixar ao redor do recipiente (um vidro) em seguida  a água formada  cairá  em forma de chuva.

Todo tipo de pote de vidro pode ser utilizado, contanto que seja aberto e que tenha as horas necessárias de sol, veja a seguir algumas ideias.

Rochas, pedras, areia, musgo... tudo pode ser utilizado como nos terrários comuns, a ordem é criar um ambiente que se assemelhe ao natural.
 


 
 Passo a passo:

1- Separe as suculentas compatíveis com o tamanho do vidro escolhido;
2- A primeira camada a ser colocada é uma fina camada de seixo ou pedriscos, para ajudar na drenagem da água;

3- Acima dos pedriscos, espalhe uma camada de carvão ativado, que pode ser encontrado em lojas de agropecuária, o carvão é de suma importância, já que ajuda na filtragem do ar dentro do terrário e evita que odores fortes sejam produzidos lá.

4- Então adicione um solo preparado para suculentas e cactos (mistura de 2 partes de terra para 1 de areia, não utilize areia de praia). Nessa etapa você pode criar desníveis e criar uma dimensão diferente dentro do vaso, analise o formato do vidro escolhido e veja em que posição a composição fica mais interessante.

5- Pedras maiores devem ser colocadas agora e com elas você pode criar os diferentes níveis, imitando a natureza.

6- Escolha os melhore lugares para as plantas e na hora de plantar retire o excesso de raízes delas, cave apenas um pequeno buraco para introduzi-las e a assegure-se que esteja bem firmes.

7- O acabamento pode ser feito com musgo seco, areia colorida ou pode ser deixado ao natural.

8- Adicione água suficiente para umedecer o solo levemente.

9- Coloque o terrário em um local bem iluminado.

10- Monitore periodicamente seu terrário de suculenta e adicione água quando necessário, nunca em grandes quantidades.

 


 

Por Camila Faria.
Fontes:
http://www.fcorquidofilia.com.br/?opcao=con_cactus

http://www.monicacipelli.com.br/blog_single/38/terrario-de-suculentas-cactos-e-outras

Um comentário: