segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Arranjos florais e a criatividade: O uso de frutas e legumes


Quer usar a criatividade e fazer arranjos diferentes que ficam belíssimos na sua decoração e que com certeza vão chamar a atenção dos seus convidados? Fácil. 
Adicionar frutas frescas em um centro de mesa de flores cria um visual fresco e interessante que é perfeito para ocasiões especiais ou simplesmente para desfrutar todos os dias. As cores brilhantes, texturas interessantes e variedade de formas que a fruta pode adicionar a um arranjo de flores realmente as torna populares. Centros de mesa de flores com frutas frescas são uma ótima opção para casamentos por exemplo. Além disso, esse tipo de arranjo pode ser utilizado em diversas ocasiões como jantares ou recepções. Embora eles possam ser talvez menos duráveis, vale muito a pena investir e soltar a imaginação brincando com flores, frutas e até mesmo legumes para criar arranjos únicos e surpreendentes. 
Gostou? Aí vão então algumas dicas para você começar a colocar em prática essa ideia ousada e diferente.






1- Escolha variedades de frutas em cores que complementem as flores que está usando e que se adequem à ocasião. Limões, frutinhas e pêssegos são perfeitos para arranjos de verão, especialmente quando combinadas com flores amarelas brilhantes ou brancas. O verde sutil de uma pera combina perfeitamente com as flores rosas da primavera. Romã, cranberries e maçãs são ótimas em um arranjo tipo colheita de outono.

 2- Você não precisa usar apenas fruta - você pode escolher legumes também. Abóboras, berinjela e pimentões de outono podem acrescentar a um arranjo de flores como qualquer fruta.

3- Decida como você deseja incorporar a fruta. Algumas opções incluem frutas aninhadas entre as flores, uvas envoltas ao longo da borda de um vaso ou colocar fatias de limão em um vaso de vidro transparente para esconder as hastes das flores. Cranberries podem ser usadas ​​de forma semelhante à bolinhas de gude em um vaso, cobrindo um bloco de espuma floral e ajudando a apoiar os caules.

4- Apoie pedaços de frutas dentro do arranjo de flores com arame para flores de padrão pesado e firme. O fio escolhido deve ser grosso e forte o suficiente para segurar a fruta sem dobrar. A extremidade inferior do arame deve ser presa em um bloco de espuma floral no fundo do recipiente que esteja utilizando. Use espuma floral oásis para arranjos de flores frescas, que detêm água para manter o arranjo por mais tempo.

5- Use pedaços de fruta frescos e firmes como vaso. Maçãs e peras são perfeitas para isso. Basta criar buracos na fruta usando uma chave de fenda ou objeto pontiagudo similar e coloque caules de flores individuais dentro dos furos.

Pronto! Agora é só começar!



















Por Camila Faria

Referências: 

http://luxodefesta.com/noivas/arranjos-com-frutas-e-flores/

http://blog.giulianaflores.com.br/arranjos-e-flores/23-arranjos-de-flores-para-deixar-qualquer-ambiente-mais-especial/

http://meudiad.com.br/casamento-noivado/arranjo-com-flores-e-frutas/



segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Cultivo de frutíferas em vasos

Já imaginou colher fruta do pé na varanda de casa? Para quem mora em espaços sem quintal essa cena pode parecer um sonho. Mas ela é real. Segundo especialista, existem árvores frutíferas que sobrevivem facilmente em vasos e locais pequenos. Para isso, basta ter um ambiente aberto e ensolarado, fazer podas para adequar as plantas ao espaço e adubá-las a cada três meses.

Para a implantação perfeita de uma miniárvore, a indicação é que o vaso tenha 80 cm de largura por 85 cm de profundidade. Para que a plantação não seja prejudicada, é indispensável impermeabilizar o vaso; lembrando que a terra não pode ser dura ou empedrada. O melhor a fazer é inserir pedrinhas e uma camada de argila ou argila expandida para a drenagem da água, o que contribui para saúde e desenvolvimento da raiz.

Alguns cuidados especiais na adubação fazem toda a diferença no resultado final do seu plantio. Os adubos com liberação lenta, ricos em fósforo, duram até três meses e são os mais indicados para as árvores frutíferas, e a inserção de terra vegetal e húmus de minhoca também auxilia. A rega é outro ponto primordial e precisa ser realizada três vezes durante a semana em quantidade razoável, sem deixar a terra encharcada. As mudas precisam de iluminação solar, e o mínimo indicado é de quatro horas ao dia. As espécies preferidas para cultivo são: acerola, pitanga, romã, jabuticaba, pêssego, limão siciliano, mirtilo, amora e cajá-manga.






Veja algumas árvores que vão te oferecer frutos fresquinhos e saudáveis.

Pitangueira - Própria para clima quente e úmido, a pitangueira fica bem em vaso, precisa de sol pleno e ser regada constantemente. Sensível ao frio, não suporta geadas. Dependendo do diâmetro e altura do vaso, pode atingir 2 metros de altura. Floresce entre o final do inverno e início da primavera. Os frutos surgem quase simultaneamente à florada.

Jabuticabeira - A jabuticabeira, plantada em vaso, não necessita de sol direto, mas é sensível ao frio. Portanto, terraços cobertos são os mais indicados. Atinge em média 2 metros de altura, dependendo do tamanho do vaso. Os frutos começam a amadurecer no final do inverno, prolongando-se até o verão. As regas devem ser diárias no verão, deixando a terra sempre úmida, mas podem diminuir de frequência no inverno.

Limoeiros - Limoeiros podem ser cultivados em vasos desde que em áreas com luz e circulação de ar, eles necessitam de pelo menos seis horas diárias de exposição solar. O limão necessita de muita água para crescer, mas ele não se dá bem com solo encharcado. Dose bem a quantidade de água.

Romãzeira - Para o cultivo em vaso, a minirromãzeira é mais adequada que a romãzeira. Pede sol constante. Resistente a condições diversas de temperatura e tolerante a podas.

Laranjinhas Kinkan - Não gosta de solo úmido e como as romãs ela precisa que a terra seque entre uma rega e outra. Precisa ser adubada regularmente e precisa de muito sol. As flores aparecem na primavera e no verão, mas os frutos surgem somente no outono. No entanto, ela pode frutificar mais de uma vez por ano.

Amoreira - A amoreira não precisa de sol direto o dia todo, mas pode buscar os raios solares a ponto de seus galhos chegarem a quatro metros de comprimento. Em lugares fechados, a irrigação deve ser intuitiva, ou seja, quando se percebe que a terra está seca é hora de molhar a planta.





Por Camila Faria

Referências:

http://forum.antinovaordemmundial.com/Topico-como-cultivar-%C3%A1rvores-frut%C3%ADferas-em-vasos

http://www.universojatoba.com.br/sustentabilidade/preservacaoambiental/seis-arvores-frutiferas-para-cultivar-em-varandas

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Jardins criativos: O uso de materiais recicláveis

Caso esteja pensando em construir um novo jardim para sua casa, ou decorar um jardim já existente gastando pouco, de forma que fique bem criativo, colorido e muito bonito, a utilização de materiais recicláveis é uma boa opção, existem diversos jardins construídos com materiais recicláveis espalhados por todo canto do mundo, um mais belo que o outro, onde as pessoas esbanjam criatividade, economiza um bom dinheiro, e reaproveita materiais que poderiam ir para o lixo e se encaixam muito bem em seu jardim.





A bicicleta antiga, que há tempos está encostada em um quartinho esquecido, também pode trazer vida ao jardim. Posicione-a e utilize a cestinha frontal como vaso e encha de flores. Plante outras tantas ao seu redor.As antigas carroças podem se transformar em verdadeiros vasos gigantes. Mantendo o estilo antigo, encha-a de flores coloridas.Se até aqui você não se surpreendeu, que tal ter um fusca no meio do jardim, repleto de flores? Os automóveis antigos são muito charmosos, e podem trazer ainda mais graça ao ambiente externo quando enfeitado com várias flores.



Janelas antigas ou encostos de camas podem ser pendurados na parede e na parte inferior receber várias flores, como se fossem jardineiras. Outros objetos antigos como vasilhas, baldes e até mesmo fogões também podem comportar outros vasinhos de maneira ímpar e charmosa. Você consegue imaginar um vaso sanitário como vaso? Pode parecer estranho, mas a foto não nega que a ideia é no mínimo muito divertida. O objetivo é mostrar que tudo pode ser adaptado. Então vamos soltar a criatividade e inovar com os materiais reciclados! 







Por Camila Faria
Referências: 
http://www.reciclagemnomeioambiente.com.br/dicas-de-reciclagem-para-jardins/
http://decorandocasas.com.br/2014/07/10/decoracao-de-jardim-com-material-reciclado/
http://blog.hatec.com.br/jardim-criativo-lindo-e-barato/

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Buquê de noiva e o significado das flores


Buquê é uma palavra de origem francesa e trata-se de um arranjo de flores usado pela noiva no dia do casamento. A ideia principal do buquê é que simbolize a vida, levando em conta que as flores são as reprodutoras das plantas, ou seja, indicam fertilidade.

Acredita-se que o surgimento dos buquês tenha sido na Grécia, feito de ervas e grãos, que garantiriam uma união frutífera. Alguns deles levavam uma mistura de alho, para espantar o mau olhado.

Já na idade média, comumente as noivas iam a pé até a Igreja, e no caminho eram presenteadas com flores e ervas, e quando chegavam ao destino, já estava formado um buquê que lhes daria sorte.

Na Polônia acreditavam que passar açúcar no buquê, faria com que a esposa se mantivesse doce com seu marido por toda a união.

Na Europa, com o surgimento de flores mais exóticas, os arranjos começaram a ser mais sofisticados. E em certa época, quando era impróprio falar com abertura sobre os sentimentos, os buquês passaram a ser escolhidos com base no significado das flores, que seriam o porta voz da noiva.




As flores e seus significados:
  • Acácias – Elegância e consistência (principalmente nas cores branca e cor-de-rosa).
  • Amores-Perfeitos – Lembrança.
  • Azáleas – Romance.
  • Begónias – Timidez.
  • Cactos – Perseverança. Orquídeas – Beleza e sensualidade
  • Camélias – Virtude, beleza, perfeição e amizade (principalmente na camélia branca).
  • Celósias – Fertilidade.
  • Copos de Leite / Jarros – Pureza, reconciliação, alegria e felicidade.
  • Coroas Imperiais – Poder e majestade.
  • Cravos – Podem significar fertilidade e inocência ma cuidado com os cravos amarelos que significam rejeição e desprezo.
  • Crisântemos – Paixão.
  • Dálias – Crescimento e Delicadeza.
  • Dentes de Leão- Oráculo e vida.
  • Flores de Laranjeira – Felicidade.
  • Flores do Campo – Juventude e Felicidade.
  • Gerberas – Alegria, vida e energia (as cor de rosa e amarelas significam ainda nobreza e simplicidade).
  • Girassol – Força, vida e integridade
  • Hortências – Energia. Rosas Vermelhas – Paixão e amor
  • Jasmins – Sorte, amor e alegria.
  • Lírios – Pureza, sorte e casamento.
  • Magnólias – Simpatia.
  • Margaridas – Inocência, virgindade e pureza.
  • Miosótis – Felicidade e amor sincero.
  • Orquídeas – Beleza e sensualidade.
  • Papoilas – Fertilidade.
  • Rosas – Qualquer tipo de rosa significa alguma forma de amor:
    • Vermelhas – Paixão e amor;
    • Brancas – Paz, pureza, delicadeza e inocência;
    • Cor-de-rosa – Carinho e amizade;
    • Amarelas – Felicidade e amizade;
    • Champanhe – Admiração, simpatia, reverência e sentimento;
    • Cor-de-laranja – Encanto e fascínio.
  • Tulipas – Delicadeza, elegância, simplicidade, sensibilidade, elegância, amor, beleza. 
  • Violetas – Lealdade.





Por Camila Faria


Referências: 


https://momentocasamento.wordpress.com/2013/05/22/qual-a-historia-e-o-significado-do-buque-de-noiva/